Comissão homologa inscrição de cinco chapas concorrentes à reitoria da Ufam

A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária para o cargo de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - gestão 2025/2029 homologou, nesta terça-feira (04), a inscrição de cinco chapas candidatas aos respectivos cargos. O período de inscrições ocorreu de 27 de janeiro a 03 de fevereiro. A votação em 1º turno ocorrerá no dia 26 de março de 2025 em formato on-line.
A Comissão reuniu-se na manhã desta terça e divulgou o resultado da homologação conforme o prazo determinado no cronograma da consulta estabelecido no Regimento. Após a conferência dos documentos, foram homologadas as inscrições das seguintes chapas, seguindo a ordem de inscrição:
1) Chapa 23 - “Somos mais UFAM”. Candidato a reitor: Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues, e candidato a vice-reitor: Carlos Lamarão Pereira;
2) Chapa 35 - “UFAM Karuana”. Candidata a reitora: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, e candidato a vice-reitor: Sérgio Augusto Freire de Souza;
3) Chapa 57 - “Mudança!”. Candidata a reitora: Tanara Lauschner, e candidato a vice-reitor: Geone Maia Corrêa;
4) Chapa 04 – “A UFAM do futuro começa hoje”. Candidata a reitora: Adriana Malheiro Alle Marie, e candidato a vice-reitor: Plínio José Cavalcante Monteiro;
5) Chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”. Candidata a reitor: Marco Antônio de Freitas Mendonça, e candidato a vice-reitor: Armando Araújo de Souza Júnior.
“As inscrições de todas as chapas foram deferidas, cumpriram os requisitos exigidos, entregando as fichas de inscrição, os currículos lattes dos candidatos e das candidatas, as propostas para administrar a UFAM e a proposta de orçamento. Quem exercia cargo também entregou o documento certificando que está afastado, tudo isso dentro do prazo estabelecido”, informou a presidente da Comissão, professora Francisca Maria Coelho Cavalcanti.
A Comissão receberá, caso haja, os recursos das inscrições das chapas até 05 fevereiro e os resultados serão divulgados no mesmo dia.
As informações sobre cada uma das chapas candidatas podem ser acessadas no menu principal do site da ADUA, na aba “Consulta Escolha Reitoria UFAM 2025”, no subitem “Chapas Inscritas”. Acesse aqui.
Votação
O voto é individual e intransferível e a contagem obedecerá a paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica (docentes, TAEs e discentes). A validação das credenciais para a votação será realizada de 14 a 20 de março de 2025. Todas as informações e links sobre a votação serão divulgados nos sites da ADUA (www.adua.org.br), Sintesam (www.sintesam.org.br) e UFAM (www.ufam.edu.br).
“Faremos uma reunião com todas as chapas amanhã [05 de fevereiro], às 10h, na sede da ADUA, para dialogar sobre os próximos passos do processo”, informou a presidente da Comissão.
Retificação
Nesta manhã, a Comissão divulgou também a retificação do Regimento e do Edital da Consulta. Agora, poderão votar os(as) docentes ativos(as) admitidos(as); os(as) Técnico-administrativos(as) em Educação (TAEs) ativos(as) admitidos(as) e os(as) discentes matriculados(as) até 04/03/2025. Anteriormente, o prazo estipulado era até 15/02/2025. Também estão aptos(as) a votar na consulta os(as) docentes e TAEs aposentados(as).
“Nós analisamos uma solicitação, verificamos se existia a possibilidade de alargar esse prazo e constatamos que sim. A Proeg [Pró-Reitoria de Ensino de Graduação] nos informou que essa será a data para efetivar a matrícula institucional de todos. Portanto, conseguimos aumentar esse prazo para que o maior número de pessoas da comunidade acadêmica participe da consulta”, informou a presidente da Comissão.
Acesse os documentos oficiais da consulta:
Retificação do Regimento aqui.
Retificação do Edital aqui.
Regimento aqui.
Edital aqui.
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