COORDENAÇÃO EXECUTIVA DEBATE REIVINDICAÇÕES COM REITORIA DA UFAM
A Coordenação Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) participou, na tarde desta segunda (11), de mesa de negociação com a Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Além da apresentação da nova Coordenação Executiva, a reunião tratou de 15 pautas que os(as) sindicalizados(as) enviaram como demanda para discussão.
Dentre as principais pautas, ficou decidido:
- Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV): a Progesp deve emitir um parecer jurídico referente à autodeclaração. Também foi garantido que o sindicato terá acesso a uma sala para realização de reuniões de orientação jurídica no HUGV.
- Processo de Estatuinte da Ufam: foi formada uma nova comissão para discutir a estatuinte. O sindicato irá entrar em contato para participar das discussões.
- Redemocratização dos espaços públicos na universidade: o Sintesam fará um levantamento sobre quais unidades restringem as atividades políticas do sindicato para discussão com a Administração.
- Refeições Subsidiadas no RU: O objetivo é ter algum tipo de subsídio para alimentação dos TAEs. Reitor informou que houve um parecer questionando a questão e solicitou que se faça uma pesquisa em outras universidades para ver como é feito.
- Condições de trabalho no retorno presencial na Ufam: Reitor indicou que a responsabilidade é dos diretores de unidades. O Sintesam irá abrir um canal de denúncias para iniciar as discussões. O objetivo é identificar locais mofados, insalubres, com infiltração e etc.
- Insalubridade durante a pandemia: foram registrados muitos problemas com relação ao pagamento de insalubridade durante a pandemia, em casos de servidores(as) que continuaram indo neste período. Será criado um canal para recebimento de informações de casos iguais, para orientação.
- Possibilidade dos TAEs coordenarem projetos de pesquisa e extensão e co-orientarem projetos de Iniciação Científica e Conclusão de Curso: O reitor solicitou um documento para enviar ao debate no Consepe.
- Liberação dos coordenadores para atividades sindicais: a reitoria irá comunicar as chefias imediatas.
Comments