DICAS PARA O (A) SERVIDOR (A) PÚBLICO (A) PLANEJAR A APOSENTADORIA

Após a Reforma da Previdência, planejar a aposentadoria é essencial para o (a) servidor (a) público (a). Além de conhecer as regras, muitos cálculos precisam ser feitos. Qualquer detalhe pode fazer diferença.
Por isso, listamos algumas dicas básicas para lhe ajudar nesse processo:
🟦 Saiba os trabalhos que você realizou ao longo da vida:
Pense na carreira, se houve mudanças e anote tudo: cargos, salários, benefícios.
🟦 Atenção para o tempo que não precisa ser averbado:
Há casos em que vale a pena verbalizar o tempo de trabalho do início de carreira. Em outros, pode reduzir o valor da aposentadoria.
🟦 Reúna provas que comprovam seu histórico de trabalho:
Providencie todos os documentos que comprovem suas atividades. Sem comprovantes, o processo pode demorar mais e reduzir o valor do benefício.
🟦 Evite pensar na aposentadoria apenas na hora de se aposentar:
Faça o planejamento com antecedência para analisar todas as alternativas com cuidado e não comprometer o processo.
(Com informações: GeB Adv./Anasp)
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