Buscar
  • Ascom Sintesam

ELEIÇÕES UFAM: CHAPA 33 É ELEITA COM 50,64% DOS VOTOS VÁLIDOS

A chapa 33 “Experiência para Decidir, Coragem para Fazer” venceu a Consulta à Comunidade Acadêmica para a Escolha de Reitor e Vice-Reitor (a) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - gestão 2021/2025, que ocorreu pela primeira vez de forma totalmente remota. Formada pelo atual reitor licenciado da Ufam, professor Sylvio Puga, e pela vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, a chapa foi eleita no 2º turno com 4.375 votos, o equivalente a 50,64% dos votos válidos.


O 2º turno da consulta ocorreu das 9h do dia 24 de março até as 19h desta quinta-feira (25). Também disputou o cargo a chapa 21 “Ufam +”, que teve como candidato a reitor o docente Marco Antônio de Freitas Mendonça, e como vice-reitor o professor Raimundo Ribeiro Passos. A chapa obteve 4.900 votos, sendo 49,36% do total de votos válidos.

No total, 9.405 integrantes da comunidade acadêmica da Ufam votaram no 2º turno da consulta, sendo 1.678 docentes, 1.377 Técnico-Administrativos em Educação e 6.350 de discentes. Foram registrados também 50 votos em branco e 80 votos nulos. A apuração foi transmitida ao vivo pelo YouTube da ADUA e na página do Sintesam no Facebook.

“Encerramos o segundo turno com uma expressiva participação da comunidade universitária. Foi a primeira vez que se realizou uma consulta na modalidade virtual e tudo transcorreu sem dificuldades”, afirmou a presidente da Comissão da Consulta, professora Iolete Ribeiro, acrescentando que “esse processo, realizado em um período de muitas perdas decorrentes da pandemia, contou com o engajamento da comunidade demonstrando a importância da universidade e da participação nos processos decisórios”.



Voto paritário

O artigo 1 do Regimento da Consulta afirma que o preenchimento dos cargos de reitor (a) e vice-reitor (a) será precedido de consulta, através do “voto individual e paritário”.

No artigo 20, afirma-se ainda que os votos serão contabilizados obedecendo a paridade entre os três segmentos e os pontos de cada chapa serão calculados para a apuração final utilizando-se a fórmula descrita no Regimento.


Próximas etapas

Conforme o calendário da Consulta, o prazo de recurso vai até 26 de março e, conforme o edital, o resultado final oficial será apresentado à comunidade acadêmica no dia 29 de março. A Comissão encaminhará o resultado para ser homologado pelo Conselho Universitário da Ufam, que deverá encaminhar a lista tríplice para nomeação do presidente da República.

Posts recentes

Ver tudo