ELEIÇÕES UFAM: DEBATE ENTRE CANDIDATOS DO SEGUNDO TURNO OCORRE NESTA SEXTA (19)
O 2º debate dos candidatos à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) irá ocorrer no dia 19 de março, às 19h (horário de Manaus). Participam as chapas 21 “Ufam +” e 33 “Experiência para Decidir, Coragem para Fazer” que disputam o segundo turno com votação agendada para 24 e 25 de março.
O debate do 2° turno será transmitido pelos canais no YouTube da ADUA e retransmitido nas páginas no Facebook da ADUA, do Sintesam e da UFAM.
As regras do 2º debate foram definidas em reunião virtual conjunta, ocorrida nesta quarta-feira (17), entre a Comissão da Consulta e os representantes das chapas inscritas.
Pelo artigo 13 do Regimento da Consulta, o debate tem como objetivo primordial dar oportunidade aos (às) candidatos (as) de apresentarem e defenderem suas propostas e ideias de gestão. Todos (as) os (as) candidatos (as) terão as mesmas condições de tempo e exposição.
Composição da mesa
Irão compor a mesa os candidatos a reitor. Na ausência do candidato ou impedimento por dificuldade de conexão, o (a) candidato (a) a vice-reitor (a) poderá representar a chapa.
Também irá compor a mesa o (a) mediador (a), que será responsável por informar os (as) candidatos (as) sobre o tempo de fala. O cronômetro ficará visível na plataforma. Encerrado o tempo previsto para manifestação do (a) candidato (a), o áudio será interrompido pelo controlador técnico da plataforma.
Direito de resposta
Ficará a critério da Comissão de Consulta conceder o direito de resposta ao candidato em que forem atingidas sua dignidade e honra, de forma nominal e ofensiva. Somente ao final do bloco de perguntas é que a Comissão irá apreciar o pedido de direito de resposta, podendo conceder um minuto para resposta do candidato atacado.
A solicitação do direito de resposta será permitida apenas ao candidato que estiver compondo a mesa. O pedido de direito de resposta deve ser feito imediatamente após a manifestação do candidato reclamado, sob pena de preclusão.
Descrição dos blocos
O debate será dividido em cinco blocos com a seguinte discriminação:
- Bloco 1: Apresentação dos candidatos (a) – 10 min.
Cada candidato fará uma exposição de até cinco (5) minutos a respeito de seus planos de trabalho. Inicialmente será feito o sorteio da ordem das falas que valerá para todos os blocos. O candidato sorteado para falar primeiro será denominado de candidato A e o outro será o candidato B. O tempo, que será exposto na tela, irá alertar o candidato faltando um minuto para o encerramento da fala.
- Bloco 2: Rodada de temas pré-selecionados e sorteados – 20 min.
Os temas sugeridos são: autonomia universitária, ensino, pesquisa, extensão, concepção de universidade pública, financiamento, assistência estudantil, estrutura multicampi, esporte, arte e cultura pela universidade, qualidade de vida da comunidade universitária.
O/A mediador/a sorteará um dos temas e também o candidato que discorrerá no tempo de cinco (5) minutos. O tema sorteado será descartado. Os passos seguintes serão repetidos com o outro candidato.
Outras duas rodadas de sorteio de temas serão efetivadas com os candidatos, pela ordem, sob condução do (a) mediador (a).
- Bloco 3: 1º Círculo de perguntas/respostas entre os candidatos (a) – 14 min.
O candidato perguntará livremente a B. O candidato que perguntar terá o tempo de um (1) minuto para fazê-lo. O candidato que responder terá o tempo de três (3) minutos para proceder.
O candidato indagador terá o tempo de dois (2) minutos para a réplica. O candidato em resposta terá o tempo de um (1) minuto para a tréplica.
Na rodada seguinte o candidato B perguntará livremente para o candidato A, repetindo os passos.
- Bloco 4: 2º Círculo de perguntas/respostas entre os candidatos (a) – 14 min.
Os passos deste bloco serão idênticos aos do bloco anterior, sendo a ordem dos candidatos, assim definida: B perguntará para A, e A perguntará para B.
- Bloco 5: Considerações Finais – 10 min.
O (A) mediador (a) concederá a palavra a cada candidato concorrente para que façam, em 5 minutos cada, suas considerações finais.
Comments