Buscar
  • Ascom Sintesam

JORNADA DE LUTAS: INFORMES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA CARAVANA DO SINTESAM


No início deste mês, ocorreu a Jornada de Lutas pela Defesa do Serviço Público, em Brasília-DF. A delegação do Sintesam contou com quatro participantes: Ana Grijó, Crizolda Araújo, Francisco Viana e Severino Araújo.


No dia 4 de julho, a primeira atividade da comitiva foi um ato de recepção a parlamentares, que chegariam a Brasília. Os manifestantes levaram cartazes, faixas e bandeiras, protestando pela reposição salarial, recomposição de orçamentos e negociações coletivas, além de ser contra a privatização das estatais.


O ato se repetiu no dia 5 de julho no aeroporto, com mais entidades envolvidas nos protestos, com inscrições de falas reforçando a necessidade do reajuste e indo contra os cortes feitos na educação pública. Os manifestantes seguiram os protestos e, para pressionar os parlamentares, foram até o Congresso Nacional.


No dia 6 de julho, as manifestações continuaram no Congresso Nacional. A delegação também participou da Comissão da Educação, com discussão, votação e apresentação do requerimento sobre a retirada da pauta da proposta de que a edição seria essencial (neste projeto, os educadores não teriam mais o direito de greve ou de reivindicar outros direitos).


Por último, os representantes do Sintesam seguiram para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), para acompanhar a discussão e votação contra os cortes na educação, sendo aprovado nesta comissão a proposta contra os cortes das verbas da educação pública federal.



(Com informações: Delegação do Sintesam)