Buscar
  • Ascom Sintesam

NOTA DE APOIO À LUTA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO AMAZONAS



O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) vem a público manifestar total apoio ao movimento realizado pelos (as) professores (as) da rede estadual para a suspensão das atividades presenciais nas escolas.

Em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o Governo do Amazonas determinou o retorno de professores (as) e alunos (as) às salas de aula no dia 10 de agosto, para estudantes do Ensino Médio, e 24 de agosto para o Ensino Fundamental.

Sabemos que, mesmo com a redução no número de casos registrados de Covid-19 no Amazonas, especialistas indicam que o retorno presencial ainda não é seguro. Sobretudo, porque as escolas não apresentam estrutura adequada para o retorno seguro, sendo total irresponsabilidade expor professores (as) e alunos (as) ao vírus.

Desde o anúncio do retorno, docentes e entidades representativas da categoria têm se manifestado contra, tentando dialogar com o Governo, buscando inclusive a suspensão das aulas pelas vias judiciais, mas sem sucesso.

Estudos feitos por pesquisadores apontam um aumento no número de casos e óbitos após reabertura do comércio local, principalmente em pessoas de 0 a 29 anos.

Considerando os fatores citados, a categoria aprovou paralisação de emergência marcada para os dias 24 e 25 de agosto, bem como indicativo de greve para o dia 26.

O Sintesam manifesta solidariedade e apoio à luta de nossos (as) companheiros (as) da rede estadual de ensino. No momento crítico pelo qual o mundo passa, entendemos que a prioridade deve ser a proteção às vidas, sem expor as pessoas ao vírus. Um ano letivo pode ser recuperado. Mas uma vida perdida jamais será recuperada.

Força, companheiros e companheiras!

Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (SINTESAM)

Rua Francisco José Furtado, nº 9, São Francisco

sintesam@gmail.com

Telefone: (92) 3663-1232

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco