top of page
Buscar
  • Foto do escritorAscom Sintesam

O Sintesam ficou cor-de-rosa no combate ao câncer de mama

Em homenagem ao mês do Outubro Rosa, movimento internacional de combate e prevenção ao câncer de mama, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas contribui com informações e incentivo tanto ao autoexame das mamas quanto da mamografia periódica

Outubro rosa. Imagem: internet


O Mês de Conscientização do Câncer de Mama já existe como campanha oficial há mais de 30 anos. E, com o passar do tempo, as formas de divulgação para realmente conscientizar o público-alvo foram mudando. Desde a pandemia, por exemplo, as instituições de saúde em todo o mundo precisaram intensificar ações que chegassem efetivamente à casa das pessoas que estavam, desde o início de 2020, isoladas para conter o avanço da COVID-19. Neste ponto, a internet, que já era importante difusor de informações, tornou-se imprescindível para combater o câncer de mama - e evitar complicações na área da saúde já tão sobrecarregada.


O Ministério da Saúde reforça a necessidade de conscientização, especialmente pelos números cada vez mais incidentes do câncer no Brasil e no mundo:


"O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil."


Fique atenta aos sintomas. Lembrando que, apesar de bem menos frequente, o câncer de mama em homens também acontece. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:


- caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;

- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

- alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos e

- também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.


Em quaisquer sinais, procure um posto de saúde!


Comments


bottom of page