Buscar
  • Ascom Sintesam

SINTESAM SOLICITA QUE EXTINÇÃO E FUSÃO DE PRÓ-REITORIAS SEJAM DEBATIDAS NO CONSUNI



A Comissão Diretiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) esteve presente nesta segunda (31), na reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para protocolar reivindicação urgente sobre medidas anunciadas pela Reitora em exercício, Drª. Therezinha Fraxe.


O documento, assinado em conjunto com a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), a Associação de Pós-graduandos do Amazonas (APG), a União Nacional do Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE), solicita que as medidas tomadas recentemente pela Administração Superior, como a extinção e fusão de pró-reitorias, sejam objetos de pauta na próxima reunião do Consuni/Ufam.


“Diante das inúmeras manifestações públicas suscitadas no seio da comunidade universitária, vindas das servidoras e servidores, tanto do segmento docente quanto técnico-administrativo, bem como do segmento estudantil, ocasionadas pelas incertezas e pelos efeitos que tais medidas, como é o caso da extinção de órgãos e sua substituição ou incorporação por outras estruturas, sem que este novo desenho institucional tenha sido objeto de uma prévia apresentação pública, como se espera do exercício democrático do poder”, destaca o documento assinado pelas entidades.

A reivindicação foi recebida e protocolada pelo chefe de gabinete, Almir Liberato, e deve ser encaminhada ao Reitor Sylvio Puga para agendamento de reunião de debate sobre a pauta.


“A universidade é um espaço democrático e estamos aqui para defender essa democracia, buscando o diálogo neste momento. Entendemos que essas medidas são antidemocráticas e podem afetar toda a comunidade universitária, em todos os segmentos. Por isso, estamos juntos com os representantes docentes e estudantis nessa luta. Nosso documento foi protocolado, recebido e acompanharemos de perto a pauta da nossa reivindicação, que tem caráter de urgência”. Ilton Pereira, presidente da Comissão Diretiva do Sintesam.


Confira na íntegra o documento enviado à Reitoria:

REIVINDICAÇÃO DE PAUTA
.pdf
Download PDF • 53KB