#FORABOLSONARO: NOVOS ATOS CONTRA GOVERNO ACONTECEM NESTE SÁBADO (3) EM TODO O BRASIL

Entidades sindicais, movimentos sociais, estudantes e partidos políticos realizam novas manifestações contra o governo Bolsonaro no próximo sábado (3). Em Manaus-AM, os atos iniciam às 15h, na Praça da Saudade. A orientação é que os (as) manifestantes respeitem as orientações sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Dentre as reivindicações, o movimento é contra a PEC 32/20 (Reforma Administrativa), além da defesa de melhores políticas públicas diante da pandemia, como a vacinação em massa e renda básica para todos (as). Recentemente, devido às mudanças na conjuntura, os atos ganham mais força, com as recentes denúncias de corrupção no governo e recordes de pedidos de impeachment.

O último está relacionado às denúncias em torno da compra da vacina indiana Covaxin. O caso veio à tona depois que o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) disse ter denunciado irregularidades ao presidente, mas este não determinou a investigação de subordinados e políticos aliados.

Nesta quarta (30), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi alvo de um “megapedido” por sua saída do cargo, que reuniu acusações de mais de 100 denúncias apresentadas à Câmara dos Deputados.

O pedido imputa a Bolsonaro 23 crimes previstos na lei 1.079/50, conhecida como Lei do Impeachment. Entre eles, cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, tentar dissolver o Congresso Nacional, atrapalhar investigações, violar o direito à vida dos cidadãos na pandemia, incitar militares à desobediência à lei e não agir contra subordinados que agem ilegalmente.

O “megapedido” de impeachment contra Bolsonaro, chamado também de "superimpeachment", traz a assinatura de 46 pessoas. Na maioria, elas representam entidades diversas, como partidos políticos, sindicatos, associações e coletivos.

(Com informações: BBC News. Edição: Sintesam)

Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (SINTESAM)

Rua Francisco José Furtado, nº 9, São Francisco

sintesam@gmail.com