PLENÁRIA DA FASUBRA DEFINE ENCAMINHAMENTOS E CALENDÁRIO DE LUTA

A Plenária Nacional Virtual da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical) foi realizada virtualmente nos dias 26 e 27 de junho de 2021 e contou com representantes da base do Sintesam, eleitos em Assembleia Geral.

Com a participação de 35 entidades, a Plenária teve a seguinte Pauta: Informes Nacionais; Análise de Conjuntura Nacional e Internacional; PEC 32, Retorno ao trabalho sem vacinação; Referendar substituições de diretores, conforme estabelecido nos artigos 65 e 66, e seus incisos e parágrafos; Calendário; Encontros Regionais; Outros.

Principais encaminhamentos

CONJUNTURA

1. Intensificar a campanha da FASUBRA “Fora Bolsonaro e Mourão”;

2. Construir a Campanha Fora Lira - presidente da Câmara do Deputados;

3. A Plenária Nacional da FASUBRA reafirma posição contrária às intervenções nas IFE;

4. Reforçar a luta pelo Fora Bolsonaro e sua política genocida: todos que puderem, devem ir às ruas pelo Fora Bolsonaro e contra a destruição dos serviços públicos;

5. Que o retorno presencial das atividades das IFE só se dará após o atendimento dos seguintes pré-requisitos: imunização, garantia de condições sanitárias e controle da pandemia.

6. Não à inclusão da educação básica e superior presenciais como serviços e atividades essenciais, de emergência e de calamidade pública, como querem os parlamentares da direita -PL 5595/20;

7. Que a FASUBRA reforce a campanha do Fora Bolsonaro e Mourão e denuncie os parlamentares que o apoiam, orientando as entidades de base a fazerem o mesmo, denunciando, também, os governadores e prefeitos.

8. PEC 32: A Direção da FASUBRA elaborará e divulgará mapa dos deputados federais, por estado, com sua posição sobre a reforma administrativa, segundo o estudo do DIEESE, DIAP e a votação na CCJ; além de orientar a base e divulgar calendário de trabalho.

MOBILIZAÇÕES E GREVE

A Plenária discutiu e aprovou a construção de uma jornada virtual de mobilização. A DN da FASUBRA realizará debates temáticos com a categoria. Também foi aprovada a construção de greve sanitária, em conjunto com as entidades que compõem o FONASEFE, além de indicativo de greve sanitária em caso de convocação para o retorno ao trabalho presencial sem que todas e todos tenham recebido as duas doses da vacina. Em caso de aprovação da greve, a FASUBRA deverá enviar a resolução à Andifes e a todas as IFE.

A FASUBRA orienta as entidades de base a encaminhar nos fóruns estaduais:

• Realizar atos articulados com as Entidades e Comunidades do campo e da cidade, nos morros e periferias;

• Realizar panfletagens sobre os prejuízos e desmonte dos serviços públicos aos usuários dos SUS;

• Convidar estes setores para ocupar as ruas.

DIA 03 DE JULHO - ATO NACIONAL FORA BOLSONARO!

A Direção Nacional convoca e orienta as entidades de base a participarem do ato nacional FORA BOLSONARO!, que ocorrerá no próximo dia 03/07 em todo o país. Diante da mudança da conjuntura, das denúncias de corrupção apresentadas pelos irmãos Miranda, no caso da compra da vacina Covaxin pelo presidente Bolsonaro, da CPI da Pandemia no Senado e aumento das mobilizações de ruas, as entidades definiram a realização de novo ato.

A DN orienta as entidades de base a discutirem nos fóruns estaduais, construírem e participarem das atividades e atos do dia 03 julho, respeitando as orientações das autoridades sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. Também orienta que as entidades de base continuem a pressionar os parlamentares através de ações virtuais e campanhas de visibilidade nos estados.

(Fonte: Fasubra Sindical. Edição: Sintesam)

Confira na íntegra o Relatório da Plenária Nacional Virtual da Fasubra:

ID 02 DE JUNHO DE 2021