top of page
Buscar
  • Foto do escritorAscom Sintesam

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: ONDE ESTÃO BRUNO ARAÚJO E DOM PHILLIPS?


Nos últimos dias, o mundo todo tem feito uma pergunta até agora sem resposta concreta: Onde estão o servidor da Funai Bruno Araújo e o jornalista inglês Dom Phillips? Ambos atuavam profissionalmente comprometidos com a missão de defender a Amazônia, trabalhando para viabilizar a luta dos povos indígenas do Vale do Javari.


A região, localizada no oeste do Amazonas, tem sido ameaçada por caçadores, garimpeiros, agricultura agressiva e outras atividades ilegais, além do narcotráfico presente na região de fronteira com Peru e Colômbia. Todas as práticas ilegais e exploratórias são ameaças diretas aos povos indígenas e à Amazônia, região que já tem sofrido com a ausência de políticas de proteção neste nefasto desgoverno.


Em meio ao caso que choca o mundo, o Estado Brasileiro tem se mostrado lento e omisso a todos os males que pairam sobre a região e também na condução da solução para o caso, restando a impunidade diante de tantas atividades criminosas que ameaçam a região.


Diante da gravidade da situação, servidores(as) da Funai aprovaram estado de greve para esta terça (14), reivindicando melhores condições de segurança e proteção para garantir a integridade dos(as) trabalhadores(as) que atuam na região.


O Sintesam, como entidade representativa de classe trabalhadora, defensor do serviço público, dos povos indígenas e da Amazônia, manifesta solidariedade a todos(as) os(as) envolvidos(as) e exige que sejam tomadas as medidas necessárias para integridade e proteção de todos, além de celeridade nas investigações sobre o desaparecimento de Bruno e Dom.


Precisamos nos unir e resistir diante de tantos ataques e ameaças nesses tempos sombrios em que vive o Brasil!



Coordenação Executiva do Sintesam

bottom of page