Foto do escritorAscom Sintesam

Agora é lei: técnicos podem coordenar projetos de pesquisa nas universidades

Lei 11.091/2005 recebeu alterações para que os técnicos-administrativos em educação (TAEs) possam participar de pesquisas, coordenar projetos e receber bolsas para tanto

Foto: internet

Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) em 22 de dezembro de 2023, foi promulgada a alteração da Lei 11.091/2005, com a qual, a partir de agora, ocupantes de cargo público efetivo de técnico-administrativo que atuem em instituições federais de ensino (e universidades) podem obter bolsas, assim como professores e estudantes.

Os acréscimos nos artigos 3 e 8 permitem a percepção de bolsas de pesquisa, extensão, desenvolvimento, inovação e de intercâmbio além da possibilidade de coordenação de projetos de pesquisa e extensão aos técnico-administrativos em Educação, os TAEs.

A medida já era necessária há anos, e vários técnicos federais em todo o Brasil lutavam pelo reconhecimento. Na Universidade Federal do Amazonas, Ufam, ainda tramita resolução administrativa sobre o tema, que contou com a participação da diretoria do Sintesam, conforme contamos nesta matéria.

A íntegra da Lei 11.091, já com as alterações atualizadas, pode ser vista no site do Planalto.

Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (SINTESAM)

Rua Francisco José Furtado, nº 9, São Francisco

sintesam@gmail.com