top of page
Buscar
  • Foto do escritorAscom Sintesam

Participação de TAES da UFAM em pesquisas terá resolução específica

Atualizado: 14 de jun. de 2023

Reunião promovida por representante do Sintesam dá início à resolução específica que vai permitir e regulamentar a participação dos técnicos-administrativos em educação nas pesquisas da instituição

Divulgação/ internet


Em reunião com a PROPESP, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, o diretor de comunicação do Sintesam, Bruno Máximo, pleiteou resolução específica da universidade para permitir a pesquisa de iniciativa e condução dos técnicos-administrativos servidores da instituição.


A participação de técnicos-administrativos em educação (TAEs) nas pesquisas de instituições federais já é comum no Brasil. Entre outras poucas universidades brasileiras que estão atrasadas quanto ao tema, a Ufam ainda não possui resolução que organize essa contribuição dos TAEs. Em uma universidade que transpira conhecimento e pesquisa em todos os setores, os técnicos, indiscutivelmente, também estão aptos a colaborar com o material científico. Sem a presença deles nesse tipo de produção, quem perde é a própria Ufam.


Com a consciência geral dessa realidade, o último edital publicado do PIBIC (Programa de Iniciação Cientifica) em 2023 já contemplou sete TAEs como orientadores de pesquisas no programa, um avanço histórico. Entre os aprovados, está o servidor e arqueólogo Bruno Máximo, acima citado como membro da diretoria do Sintesam, TAE no Museu Amazônico e no setor de Arqueologia da Ufam.


A reunião com a PROPESP gerou frutos. Foi composta uma comissão para discutir o texto da minuta da resolução, com reunião marcada para a próxima semana, entre fim de maio e começo de junho. A expectativa é que a resolução seja votada no CONSEPE em julho.


O Sintesam parabeniza a atitude da Reitoria com a abertura para o diálogo e o reconhecimento dos TAEs como pesquisadores. Aguardamos, agora, o bom desfecho da resolução.


ATUALIZAÇÃO DE 14/06/2022


A minuta da resolução está disponível abaixo, em Word, para mandar as sugestões de alteração.

RESOLUÇÃO_TAE_V1
.docx
Download DOCX • 23KB

Envie o que quiser alterar por meio deste formulário:


bottom of page