Ascom Sintesam
PROCESSO DE CONSULTA À COMUNIDADE PARA ESCOLHA DE REITORIA DA UFAM INICIA HOJE (17)
O processo de 'Consulta à Comunidade Acadêmica para a Escolha de Reitor (a) e Vice-Reitor (a) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - Gestão 2021-2025' inicia nesta quarta-feira (17).
Devido à situação de pandemia de Covid-19, o processo será realizado virtualmente. Todos os procedimentos e o link para votação serão disponibilizados nos sites do Sintesam e da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua).
Composta por representantes dos docentes, discentes e Técnicos (as)-Administrativos(as) em Educação (TAEs), a comissão responsável por coordenar a consulta disponibilizou o Edital de Abertura; o Regimento e o Requerimento de Inscrição, que pode ser feita de 18 a 23 de fevereiro. Conforme o Calendário oficial, a votação será realizada nos dias 10 e 11 de março de 2021 (1º turno). (Documentos anexados no final da matéria).
Inscrição
Conforme o Regimento, podem se candidatar aos cargos de Reitor (a) e Vice-Reitor (a) os (as) docentes da Ufam que estejam na condição funcional de professor (a) titular, professor (a) associado (a), ou que sejam portadores (as) do título de Doutor (a). Neste último caso, independentemente do nível ou classe.
Os (as) interessados(as) em inscrever as chapas para concorrer à reitoria da Ufam devem preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo à Comissão da Consulta por meio do e-mail consultaufam2021.2025@gmail.com no período de 18 a até as 17h de 23 de fevereiro de 2021.
Cada chapa deve apresentar, ainda, o currículo lattes dos (as) candidatos (as), o programa de trabalho, a proposta de custo e a origem dos recursos para financiamento da campanha. As chapas inscritas escolherão um número de dois dígitos e poderão usar nome fantasia, prevalecendo a ordem de inscrição.
O regimento ressalta que os (as) candidatos (as) aos cargos de Reitor (a) e Vice-Reitor (a) que estejam ocupando cargos de direção ou função gratificada são obrigados (as), ainda, a apresentarem documento comprobatório de afastamento dessas funções a partir da data da inscrição até a conclusão da consulta.
Votação
De acordo com o Regimento, o voto será individual e a consulta contará com a participação dos três segmentos da comunidade acadêmica.
Podem votar: 1) docentes ativos (as) admitidos (as) até 31 de janeiro de 2021 (efetivos, substitutos, visitantes e voluntários) e aposentados (as); 2) TAEs ativos (as) admitidos (as) até 31 de janeiro de 2021 e aposentados (as); 3) discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu, regularmente matriculados/as até 31 de janeiro de 2021.
Mais detalhes sobre essas informações, o calendário completo da consulta e outros itens do processo como “propaganda e divulgação da consulta”; “debates”; “apuração dos votos” e “financiamento e prestação de contas” podem ser conferidos no Regimento da Consulta.
Acesse os documentos:
(Divulgação Ascom Adua/Ascom Sintesam)
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