CONSAD ADIA VOTAÇÃO SOBRE FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DOS TAE

Na tarde de ontem (22), o Sintesam esteve presente na reunião do Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na qual estava pautado o Processo 011/2019, referente ao relatório sobre flexibilização da jornada de trabalho dos técnico-administrativos em educação (TAE) de 40 para 30 horas semanais. A apreciação do processo havia sido adiada na última reunião do Consad, quando três conselheiros pediram vista (José Eduardo Gomes Domingues, Marco Antônio de Freitas Mendonça e Maria Vanusa do Socorro de Souza Firmo). Na avaliação de ontem, após quase cinco horas de discussão sobre o processo, por fim, foi deliberado que o reitor da Ufam, Sylvio Puga, irá reativar a comissão instituída por ele para aprofundar os estudos da flexibilização em cada unidade da universidade. Será realizada ainda uma nova reunião para apreciação desses novos estudos, ainda com datas a serem confirmadas após reunião do reitor com a comissão. Com as discussões, chegou-se ao consenso de que a flexibilização deve ser adotada, atendendo os requisitos da legislação (Decreto 1.590, de 10 de agosto de 1995). Os estudos das unidades permitirão a avaliação mais detalhada dos impactos da flexibilização em cada setor.

Importância A proposta de relatório foi entregue ao reitor em dezembro do ano passado, pela comissão de estudos de flexibilização da jornada de trabalho (TAE), cuja contou com a colaboração do Sintesam. A luta pela flexibilização já é uma discussão antiga na Ufam. Dessa vez, caminhamos mais um passo em direção à concretização. Além da comissão e de membros da diretoria do Sintesam, dezenas de técnicos(as) estiveram presentes acompanhando a discussão. O Sintesam reafirma a importância da flexibilização da jornada, pois ela contribui para a manutenção da saúde laboral e da qualidade de vida dos(as) trabalhadores(as) da universidade, além de resultar na melhoria no atendimento aos públicos interno e externo, criando maiores possibilidades no horário de funcionamento.