SINTESAM NA LUTA PELO DIREITO DA ATUAÇÃO DE TAES EM PROJETOS DE PESQUISA

📢 O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) participou, no último dia 9/8, de reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

📃 O objetivo foi solicitar a alteração da Portaria 027/2008, que atualmente restringe a coordenação de atividades de pesquisa a docentes na Ufam.

📑 O Sintesam fez um amplo levantamento em outras IFES e constatou que a maioria permite esta condição para TAEs, assim como não há óbice jurídico, conforme parecer da assessoria jurídica do sindicato.

🗃️ Também pontuou que atualmente a pesquisa coordenada por TAEs já ocorre na Ufam, com TAEs ganhando editais, publicando em revistas, orientando, e, que pela questão burocrática, estes dados não entram nos índices de qualidade da universidade, prejudicando a avaliação da realidade.

🔎 O reitor da Ufam, Sylvio Puga, designou a Pró-reitora de Pesquisa, professora Selma Baçal, como relatora do caso, que apresentou relatório contrário à solicitação do Sintesam, argumentando que TAEs, ao coordenarem pesquisa, estariam incorrendo em desvio de função. O que não procede, pois há vários cargos que possuem em suas atribuições a menção explícita a realização de pesquisas.

📝 Na discussão com os membros do Conselho, foi levantada a questão que atualmente os TAEs podem coordenar projetos de extensão, e portanto, se assim podem, deveria ser equivalente no critério de coordenação de pesquisa.

👥 O reitor suspendeu a discussão e encaminhou para a Procuradoria avaliar a legalidade da questão, para depois retomar o debate.

✊🏾 O Sintesam reforça que realiza um levantamento à parte, buscando os fundamentos legais junto a outras IFES para anexar ao processo e demonstrar a legalidade e justiça do pleito.

Estamos atentos e na luta por melhores condições de trabalho e oportunidade para a categoria.

Coordenação Executiva do Sintesam