SINTESAM PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE COMBATE A ASSÉDIO MORAL NA UFAM

A Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Crizolda Araújo, participou, nesta quinta (7), de reunião virtual com membros do Ministério Público Federal no Amazonas (Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão), Defensoria Pública Federal no Amazonas (Defensoria Regional de Direitos Humanos AM RR) e Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua).

A pauta foi a institucionalização da Cecam e o enfrentamento do assédio moral e sexual no trabalho no âmbito da Ufam.

Na reunião, foi discutido o histórico do enfrentamento do assédio moral na universidade, além da adesão da Ufam ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a criação de Mecanismos de Atenção, Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho, a criação da Cecam (Comissão Executiva do ACT) e do PPRECAM (Programa para Prevenção e Combate ao Assédio Moral).

A Cecam havia feito o pedido de institucionalização aos Conselhos Superiores da Ufam, mas teve a proposta significativamente alterada, reduzindo o reconhecimento e o alcance das ações da Comissão.

Também foi debatido que os órgãos participantes do ACT presentes na reunião pudessem contribuir nas discussões do pedido de reconsideração que a Cecam fez para o Consad rever a decisão anterior.