Buscar
  • Ascom Sintesam

UFAM: COMISSÃO REALIZA DEBATE ENTRE CANDIDATOS À REITORIA DA UNIVERSIDADE


Foram definidas as regras do debate dos (as) candidatos (as) à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A decisão ocorreu, na sexta-feira (26/02), em reunião virtual da Comissão de Consulta à Comunidade Acadêmica para a Escolha de Reitor (a) e Vice-Reitor (a) da Ufam - gestão 2021/2025, em conjunto com os representantes das chapas inscritas.

O debate do 1° turno está previsto para 9 de março, às 19h, e será transmitido pelos canais no YouTube da ADUA e do Sintesam. O link de acesso a transmissão será amplamente divulgado nos canais das entidades, que poderá ser ampliado no canal da Ufam.

Pelo artigo 13 do Regimento da Consulta, o debate tem como objetivo primordial dar oportunidade aos (às) candidatos (as) de apresentarem e defenderem suas propostas e ideias de gestão. Todos (as) os (as) candidatos (as) terão as mesmas condições de tempo e exposição.

Composição da mesa

Irão compor a mesa os (as) candidatos (as) a reitor (a), que deverão estar disponíveis na plataforma StreamYard por meio do link de acesso informado pela Comissão com antecedência mínima de 30 minutos. Na ausência do (a) candidato (a) a reitor (a) ou impedimento por dificuldade de conexão, o (a) candidato (a) a vice-reitor (a) poderá representar a chapa.

Também irá compor a mesa o (a) mediador (a), que será responsável por informar os (as) candidatos (as) sobre o tempo de fala. O cronômetro ficará visível na plataforma. Encerrado o tempo previsto para manifestação do (a) candidato (a), o áudio será interrompido pelo controlador técnico da plataforma.

Direito de resposta

Ficará a critério da Comissão de Consulta conceder o direito de resposta ao (à) candidato (a) em que forem atingidas sua dignidade e honra, de forma nominal e ofensiva. Somente ao final do bloco de perguntas é que a Comissão irá apreciar o pedido de direito de resposta, podendo conceder um minuto para resposta do (a) candidato (a) atacado (a).

A solicitação do direito de resposta será permitida apenas ao candidato (a) que estiver compondo a mesa. O pedido de direito de resposta deve ser feito imediatamente após a manifestação do (a) candidato (a) reclamado (a), sob pena de preclusão.

Blocos

O debate será dividido em cinco blocos com a seguinte discriminação:

- Bloco 1: Apresentação dos candidatos (a) – 15 min.

Cada candidato (a) fará uma exposição de até cinco (5) minutos a respeito de seus planos de trabalho. A ordem das falas será definida em sorteio realizado no início do bloco. O tempo, que será exposto na tela, irá alertar o (a) candidato (a) faltando um minuto para o encerramento da fala.

- Bloco 2: Rodada de temas pré-selecionados e sorteados – 15 min.

Os temas sugeridos são: autonomia universitária, ensino, pesquisa, extensão, concepção de universidade pública, financiamento, assistência estudantil, estrutura multicampi, esporte, arte e cultura pela universidade, qualidade de vida da comunidade universitária.

O/A mediador/a sorteará um dos temas e também o(a) candidato(a) que discorrerá no tempo de cinco (5) minutos. O tema sorteado será descartado. Os passos seguintes serão repetidos com os demais candidatos.

- Bloco 3: 1º Círculo de perguntas/respostas entre os candidatos (a) – 25 min.

Sob coordenação da mediação, serão sorteados os (as) candidatos (as), que ganharão a denominação de A, B e C, e, pela ordem, A perguntará livremente a B; B a C e C a A.

O (A) candidato (a) que perguntará terá o tempo de um (1) minuto para fazê-lo. O (A) candidato (a) que responderá terá o tempo de três (3) minutos para proceder. O (A) candidato (a) indagador (a) terá o tempo de dois (2) minutos para a réplica. O (A) candidato em resposta terá o tempo de um (1) minuto para a tréplica.

O processo terá continuidade, sob condução da mediação, repetindo os passos anteriormente descritos, fazendo com que todos possam ter a oportunidade de perguntar e responder.

- Bloco 4: 2º Círculo de perguntas/respostas entre os candidatos (a) – 25 min.

Os passos deste bloco serão idênticos aos do bloco anterior, alterando-se apenas a ordem dos (as) candidatos (as), ficando assim: A perguntará a C; C a B e B a A.

- Bloco 5: Considerações Finais – 15 min.

O (A) mediador (a) concederá a palavra a cada candidato (a) concorrente, seguindo a ordem de sorteio realizada para o 1º bloco, para que façam, em 5 minutos cada, suas considerações finais.