Buscar
  • Ascom Sintesam

UFAM INICIA TESTES DE COVID-19 PARA SERVIDORES E TERCEIRIZADOS NESTA QUARTA (19)

O Comitê Interno de Enfrentamento ao Surto Epidemiológico de Coronavírus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na última segunda, 17, publicou ofício circular informando o início das atividades de testagem de servidores ativo e terceirizados. O método utilizado será o ELISA para a detecção de anticorpos anti SARS-CoV-2.

A iniciativa obedece o Plano de Biossegurança da Instituição e ocorre de forma programada e escalonada. 


Foto: Reprodução/Divulgação


Como será a testagem?

A etapa piloto inicia entre os dias 19 e 21 de agosto, das 8h às 11h, contempla as unidades da área de saúde: Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), Faculdade de Odontologia (FAO), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e Faculdade de Psicologia (FAPSI).

O cronograma completo das demais Unidades está sendo construído e será divulgado até o dia 20/08/2020. As Unidades Acadêmicas do interior serão contempladas com a testagem em uma etapa posterior, o qual será informada tão logo sejam realizadas todas as adequações necessárias para a realização dos exames nos municípios. 


Quais os requisitos para testagem?

O servidor precisa agendar previamente o atendimento. Para isso, deve ficar atento ao cronograma e as instruções de sua Unidade de lotação. A agenda por Unidade será aberta toda sexta-feira anterior a semana programada para realização da testagem da respectiva Unidade, com exceção da etapa piloto que se dará nesta terça-feira, dia 18 de agosto. 

No dia da testagem, o servidor deve portar identidade, CPF e carteira funcional ou crachá ou contracheque. 


Onde será realizada a coleta?

Na Sala 26, localizada no térreo, da Escola de Enfermagem de Manaus (Rua Teresina, 495 - Adrianópolis, Manaus - AM). 


Quando e como o resultado será disponibilizado? 

Após a data da coleta de sangue, o resultado do exame será enviado para o e-mail informado na triagem, no prazo de até sete dias úteis. 


O que significa o resultado apresentado no teste sorológico? 

De acordo com o Ministério da Saúde testes sorológicos reagentes (positivos) indicam que a pessoa teve contato recente com o vírus ou que já teve covid-19, indicando a presença de anticorpos (defesas do organismo). Os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis nos testes sorológicos pelo menos oito dias após a infecção pelo vírus. 



(Texto: Ascom Ufam. Edição: Ascom Sintesam)

Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (SINTESAM)

Rua Francisco José Furtado, nº 9, São Francisco

sintesam@gmail.com

Telefone: (92) 3663-1232

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco