Buscar
  • Ascom Sintesam

VACINAÇÃO: SAIBA QUAIS GRUPOS JÁ PODEM TOMAR A 3ª DOSE

Em Manaus-AM, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, nesta quinta (30), a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com alto grau de imunossupressão.

Foto: Reprodução/Freepik

Diferentemente dos idosos a partir dos 70 anos, que estão recebendo a dose de reforço com um intervalo de pelo menos seis meses da segunda dose, estarão aptos a receber a dose extra os indivíduos deste grupo com, no mínimo, 28 dias após a última dose de conclusão do esquema básico.


A partir desta sexta (1), a terceira dose deve ser aplicada em idosos com 60 anos ou mais, que tenham recebido a segunda dose há seis meses ou mais, imunossuprimidos que receberam a segunda dose há 28 dias ou mais e trabalhadores da saúde a partir de 50 anos que tenham recebido a segunda dose há seis meses ou mais.


O atendimento desse público será feito em qualquer um dos 40 pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no horário de 9h às 16h.


Estão enquadradas na relação de aptos a receber a dose de reforço pessoas com imunodeficiência primária grave; as que estejam fazendo quimioterapia para tratamento de câncer; os transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; as que fazem uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; as que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


Os documentos a serem apresentados no ponto de vacinação são: uma identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e laudo, exame ou receita – original e cópia, que ficará retida para controle.



***(Com informações da Semsa)