Após denúncia, Sintesam negocia vale alimentação com Uninorte

Dezenas de trabalhadores procuraram o Sintesam após receberem, sem aviso prévio, a informação sobre o corte de fornecimento de refeição nas unidades do Uninorte. Em audiência com o sindicato, reitora prometeu pagamento de vale alimentação ainda hoje (4)

Da esquerda para a direita: Bruno Máximo, diretor de comunicação do Sintesam; Fabiane Almeida, reitora do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e Diego Squinello, coordenador executivo do Sintesam. Foto: divulgação/Sintesam

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas, Sintesam, recebeu, na quarta-feira (3), dezenas de denúncias sobre o corte de fornecimento de alimentação aos funcionários do Centro Universitário do Norte (Uninorte), que faziam suas refeições diárias por meio de um refeitório administrado por empresa terceirizada, na unidade localizada no Centro de Manaus, o qual realizava entregas para as outras unidades. A notícia da interrupção de fornecimento foi dada de maneira informal aos trabalhadores - e, em alguns setores, funcionários sequer foram avisados. Não houve substituição pelo pagamento de vale alimentação ou ticket correspondente.

De acordo com as denúncias, a maioria dos funcionários trabalha sob o regime de 8 horas diárias. O corte total na alimentação, portanto, prejudica frontalmente as condições de trabalho dos profissionais, que passariam o expediente inteiro sem comer. Pela gravidade da situação, muitos deles deixaram os postos de trabalho e voltaram para casa, ainda na quarta-feira.

As denúncias também revelaram tentativas de intimidação por parte das chefias setoriais do Uninorte, após reclamações dos trabalhadores a respeito da alimentação.

A direção do Sintesam, após tomar ciência do ocorrido, enviou, de imediato, ofício para a reitoria do Uninorte, encaminhado nominalmente à reitora Fabiane Almeida, para o agendamento urgente de audiência sobre o assunto. O documento pode ser lido na íntegra abaixo:

Ofício enviado ao Uninorte. Divulgação/Sintesam

A reitoria atendeu prontamente o pedido do sindicato e recebeu representantes da direção na manhã de hoje (4). Na audiência, que foi frutífera e abriu o diálogo entre a entidade de classe e a instituição de ensino, a reitora Fabiane Almeida se comprometeu com o depósito na conta bancária de todos os trabalhadores do Uninorte (que seria feito ontem, no dia 3 de maio, mas por problemas bancários será realizado nesta quinta-feira) do valor referente ao vale alimentação de maio - valor este que não foi exatamente informado, e ainda será negociado com o sindicato, acaso seja abaixo do esperado para alimentação digna.

Inicialmente, haverá o depósito em conta; já no mês que vem, os funcionários receberão o cartão específico do benefício.

As tentativas de intimidação também foram colocadas à reitora, que se comprometeu a verificar o problema pessoalmente.

"Nós vamos começar uma agenda de mobilização nas unidades do Uninorte para trazer o pessoal pra perto, pra gente pensar em um acordo coletivo de trabalho para melhorar as condições de trabalho", disse o coordenador executivo do Sintesam, Diego Squinello, ao se pronunciar para os trabalhadores do Uninorte após a reunião com a reitora.

O Sintesam se coloca à disposição não só dos funcionários do Uninorte, mas de todos os trabalhadores do ensino superior do Amazonas, sejam de instituição pública ou privada, enquanto entidade classista representativa, para defender os direitos da categoria. O sindicato aguarda novas informações a respeito do depósito do valor correspondente ao vale alimentação dos companheiros e companheiras do Uninorte.

Denúncias podem ser enviadas para quaisquer dos nossos canais de comunicação e redes sociais, e também por meio do Whatsapp (92) 99472-9403.