ASSEMBLEIA DO DIA 27/07: CONFIRA OS ENCAMINHAMENTOS

Na tarde desta terça-feira (27), conforme publicação, foi convocada Assembleia Extraordinária Virtual pela Comissão Diretiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam).

A pauta aprovada pela Comissão e pela Assembleia foi a seguinte:

1. Providências adotadas sobre a Assembleia anterior;

2. Anistia aos sindicalizados por falta de contribuição financeira involuntária;

3. Processo eleitoral.

Nos informes do Tópico 1 da pauta, o presidente da mesa, Roberto Pimenta, informou que a Comissão Diretiva registrou o Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre a invasão ocorrida na reunião passada. Com o objetivo de identificar e punir os culpados, o caso foi encaminhado às autoridades.

Também foi informado sobre o parecer feito pela assessoria jurídica acerca do questionamento sobre o direito de duas sindicalizadas terem direito a voto nas assembleias. (Confira o parecer aqui).

No Tópico 2 da pauta, após as inscrições, debateu-se sobre os pontos de vista acerca de uma possibilidade de anistia a sindicalizados (as) por falta de contribuição financeira involuntária. Foram relatados os casos, com argumentos favoráveis e contrários.

Na votação, devido a divergências da Assembleia sobre a contagem dos votos, foi decidido que será feita a recontagem e checagem na gravação, com resultado a ser apresentado em ata e na próxima Assembleia.

Por fim, no Tópico 3, após inscrições e longos debates, a Assembleia votou as propostas sobre o Processo Eleitoral do Sintesam. Foram apresentadas as propostas de votação mista (virtual e presencial) e de votação presencial no processo eleitoral (mediante retorno aprovado pelos órgãos competentes).

A Assembleia votou e o resultado foi: empate entre as duas propostas. Sendo assim, foi apresentado encaminhamento de publicação do edital nesta quarta-feira (28) - por conta do prazo previsto em Estatuto - e convocação de nova Assembleia (Ordinária) para discutir o formato de voto na eleição. Com o consenso entre os (as) participantes, não houve manifestação contrária, sendo a deliberação aprovada.

A ata da Assembleia será disponibilizada em breve.

A gravação da Assembleia está disponível no link abaixo: