top of page

DIA DE LUTA E CELEBRAÇÃO: ENCONTRO DE MULHERES DO SINTESAM

  • Foto do escritor: Ascom Sintesam
    Ascom Sintesam
  • 8 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

O GT-Mulher do Sintesam reuniu dezenas de mulheres - e homens também - no evento que já se tornou tradição no calendário do ativismo feminino no meio sindical. O Encontro de Mulheres trouxe palestras e discussões sobre igualdade de gênero, histórico de lutas femininas e direitos das mulheres

ree

Foto ao final do evento com alguns dos participantes. Foto: Sintesam


Celebrar e reforçar a luta. Essa foi a expressão de comando do evento "Encontro das Mulheres do Sintesam", que reuniu intelectuais, políticas, sindicalistas, professoras, mães e mulheres em geral, com histórias emocionantes e empoderadoras, no auditório Paulo Burhein, da Universidade Federal do Amazonas, a Ufam, dia 7 de março.


Nas palavras da companheira Ana Grijó, que esteve no evento, "o machismo é uma doença estrutural e social que precisa ser combatida". Com este ponto de vista, mulheres de grande potência aceitaram o convite de, durante o encontro, comentar e dividir a batalha contra o patriarcado, que ainda paga mais a homens, ainda assedia, mata e ainda deixa de dividir tarefas básicas da vida doméstica, tornando exaustiva a dupla (ou até tripla) jornada de mulheres em todo o Brasil, sem a devida remuneração.


ree

Parte da mesa que integrou o Encontro. Foto: Sintesam


Desigualdade em números


Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2021 aponta que, até 2019, 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais estavam formalmente empregadas no país. Já entre os homens, esse percentual foi de 73,7%. A clara dificuldade da mulher em ingressar no mercado de trabalho é facilmente explicada na desigualdade dentro da criação de filhos.


A análise entrou na casa de famílias brasileiras com filhos. Em relação às mulheres formalmente empregadas, na faixa etária entre 25 e 49 anos, a presença de crianças no domicílio com até 3 anos de idade é de 54,6%. Já as que não têm filhos são 67,2% das trabalhadoras de carteira assinada. Falando da análise dos homens, os que vivem com crianças de até 3 anos estão até mais presentes no mercado de trabalho! São 89,2%, enquanto os homens sem filhos são 83,4%.


Programação para expandir conhecimento e sororidade


Além de sorteio, comidinhas, serviços de saúde básica e muitos encontros fortalecedores, as palestrantes emocionaram os convidados. As professoras Gleice Antônia Oliveira, Heloísa Helena e Iolete Ribeiro, a atual presidente do PSOL Mena Bianca, a presidente da Associação das Mulheres do Amazonas Socorro Papoula, a jornalista Renata de Souza Lima e a escritora e poetisa Sílvia Grijó Cavalcante fizeram parte da mesa. Elas, em cada discurso, deixaram clara a potência política do Dia Internacional da Mulher, que muitas vezes acaba enviesado para um aspecto romântico. A "doçura" associada às mulheres pode fazer parte da feminilidade - desde que não se esqueça da batalha diária e do enfrentamento constante que é ser mulher.


ree

Parte da mesa e do público do evento. Foto: Sintesam


Homens convidados também estiveram presentes, falando sobre como ações concretas podem combater o machismo. Francisco Jacob, presidente da ADUA (Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas), comentou sobre a retirada de um membro do ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) após atitudes de desrespeito à mulher. "Punições exemplares como essa devem ser constantes para que esses casos não se repitam", disse.


Palavra de mulher


Simbolicamente, a única jornalista mulher servidora da TV Ufam esteve no evento. Renata de Souza Lima falou sobre o projeto Especial "Palavra de Mulher", que vai ao ar na TV a cabo (canal 8 - CLARO NET) e também no canal do Youtube da TV Ufam. Mulheres com histórias marcantes dizem uma única palavra que possa definir o que é ser mulher e contam suas vidas. Desafiador, não? Confira os detalhes no vídeo:



Veja como foi o Encontro de Mulheres do Sintesam nas fotos abaixo e em nossas redes sociais.


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree







 
 
 

Comentários


Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (SINTESAM)

Rua Francisco José Furtado, nº 9, São Francisco

sintesam@gmail.com

Telefone:

Secretaria Sintesam - Fixo: 3016-7330/3663-1232​

Celular / Whatsapp: (92) 99491-4508​

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • Whatsapp
  • Twitter - Círculo Branco
bottom of page