FIQUE ATENTO: NÃO CAIA EM GOLPES VIA WHATSAPP

A assessoria jurídica do Sintesam foi vítima, pela segunda vez, de fraudadores e golpistas que fingem ser representantes do escritório Gomes e Bicharra. A intenção dos criminosos é levar dinheiro

Os criminosos pegam a foto de sócias do escritório Gomes e Bicharra para entrar em contato com clientes e praticar estelionato. O número utilizado foi (92) 99114-5855, mas qualquer outro pode ser canal de um novo golpe. Divulgação: Gomes e Bicharra Advogados

A audácia de quadrilhas tem aumentado junto com o avanço da tecnologia. Com o aplicativo de conversas instantâneas Whatsapp, utilizado em todo o mundo, bem como a forma rápida de pagamento que o PIX trouxe a correntistas, estelionatários tentam fazer cada dia mais vítimas comprando chips avulsos de operadoras, fazendo pesquisas sobre pessoas físicas e jurídicas de credibilidade com a utilização de fotos das pessoas verdadeiras. As vítimas normalmente são pessoas conhecidas, que estão na lista de contatos dos donos originais de contas de Whatsapp e outras redes sociais.

A falta de atenção é amiga do criminoso. Normalmente, a abordagem tem um caráter urgente, para mexer com a emoção e ansiedade da vítima. No caso do escritório advocatício Gomes e Bicharra, o golpe era informar sindicalizados do Sintesam sobre uma suposta vitória judicial, pedindo um adiantamento em dinheiro para a retirada de um alvará em favor dos associados.

A pressão é tanta que os criminosos pedem o envio de recibo "o mais rápido possível". Este tipo de manobra não acontece no processo. Fique atento.

São válidas apenas as informações de canais oficiais

Não há possibilidade de o escritório entrar em contato diretamente com o sindicalizado pedindo dinheiro. Este tipo de negociação acontece diretamente entre coordenação e sindicato. Mesmo que o contato esteja utilizando fotos de pessoas conhecidas, como as advogadas sócias do G&B, é importante estar atento e ligar para os telefones oficiais do Sintesam e do escritório advocatício, para confirmar qualquer informação:

Gomes e Bicharra:

(92) 98460-6826 (WhatsApp)

Sintesam:

(92) 99491-4508 (secretaria)

(92) 99472-9403 (assessoria de comunicação)

Inovação em golpes

O Whatsapp agora conta com uma ferramenta polêmica, chamada "Comunidades". Com ela, é possível criar 50 grupos dentro de apenas um perfil e enviar mensagens automáticas para 5 mil pessoas. Durante a semana, a discussão sobre disseminação de fake news dentro deste recurso é grande, mas outro problema também pode aumentar com ele: os golpes financeiros pela internet móvel.

De acordo com a Abranet, a Associação Brasileira de Internet, a ferramenta pode aplicar golpes com a distribuição de links, por exemplo.

No celular e na internet, é importante ficar atento às dicas:

- Desconfie muito de quem pede dinheiro via whatsapp, mesmo que pareça ser alguém de extrema confiança;

- Ligue para o número original da pessoa e confirme a identidade;

- Atenção redobrada no recebimento de mensagens com links que direcionam para sites, produtos, serviços ou promoções, mesmo se forem enviadas por algum contato conhecido;

- Verificar se o remetente é confiável e se o link é de algum site confiável;

- Não autorizar o download ou execução de arquivos a partir do links recebidos;

- Cuidado ainda maior com mensagens que ofereçam prêmios ou vantagens muito atrativas, seja de dinheiro ou produtos;

- Não reencaminhar mensagens de origem desconhecida ou com links duvidosos, para não aumentar os riscos de mais pessoas caírem em golpes virtuais por meio de apps.

O Sintesam também está atento e disponível para tirar qualquer dúvida em suas redes oficiais: Instagram, Facebook e Twiter.