SINTESAM PARTICIPA DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E POR ELEIÇÕES LIVRES

Entidades sindicais, movimentos sociais, estudantis e partidos políticos foram às ruas nesta quinta (11), Dia do(a) Estudante, protestar no Dia Nacional de Mobilização em defesa da democracia e por eleições livres.

Por todo o país, pessoas foram manifestar contra o autoritarismo do atual governo e a favor de eleições livres, pela soberania do voto popular, hoje ameaçada e inflamada por violência política e campanhas de desinformação.

Em Manaus-AM, o ato ocorreu na Praça da Saudade, com caminhada, panfletagem, carro de som, faixas e leitura da ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito’.

O documento foi organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e conta com o apoio de vários setores da sociedade. Veja um trecho:

“Estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições.
Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional. (...)
No Brasil atual, não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições”.

A Carta já conta com cerca de um milhão de assinaturas on-line até a noite desta quinta (11). Para ler o documento na íntegra e assiná-lo, acesse: