13 DE AGOSTO: GREVE NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

Conforme as deliberações das Assembleias Gerais (AG) realizadas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) vai participar da Greve Nacional em Defesa da Educação, no dia 13 de Agosto.

A manifestação é contra o "projeto" Future-se, proposto pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). A comunidade universitária vai às ruas mais uma vez em defesa do ensino superior gratuito.

Em defesa da educação pública de qualidade

“Lutar em defesa da Educação Pública, gratuita e de qualidade como um direito social, cujo objetivo é proporcionar a todas as pessoas humanização e a plena cidadania”. Esse é um dos princípios que regem o estatuto do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam).

Defendemos a universidade pública, gratuita, democrática e referenciada socialmente. Entendemos que o projeto Future-se, do Governo Federal, ataca a autonomia universitária, entrega as universidades à iniciativa privada e também altera a forma de contratação de técnico-administrativos (as), abrindo as portas para entrega das universidades ao mercado.

Entenda 10 pontos para ser contra o Future-se: