COMISSÃO DIRETIVA OFICIALIZA REIVINDICAÇÕES À REITORIA DA UFAM

Foto: Arquivo Sintesam

A Comissão Diretiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) reuniu, na última quinta (9), com o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, para entrega de ofício (Anexo 1) e reivindicações.

Os dirigentes solicitaram providências quanto à atitude arbitrária e antidemocrática ocorrida no dia 18 de agosto, quando representante da EBSERH/HUGV mandou retirar faixa afixada pelo Sintesam fora das dependências físicas do prédio do Hospital Universitário Getúlio Vargas. A faixa era de protesto contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e a favor da campanha ‘Fora, Bolsonaro’. Na ocasião, o Sintesam enviou uma nota de repúdio por e-mail ao Superintendente da unidade.

Outro ponto questionado foi sobre o descaso do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV)/Progesp, da Ufam, com servidor que foi acometido por grave doença, tendo como consequência a amputação de uma das pernas. Conforme relato do servidor, ao comunicar à chefia imediata sobre a necessidade de deslocamento ao município de Parintins, recebeu a visita de representantes do DSQV, que fizeram a retirada da cadeira de rodas já cedida pelo Departamento.

A Comissão também solicitou providências quanto à migração da concessão de aposentadorias e pensões para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Por fim, requereu o retorno da circulação interna do ônibus de integração do campus, sendo informada que a solicitação já foi feita através de ofício (Anexo 2). Durante o encontro, o reitor informou ainda que existe uma previsão de retorno das atividades presenciais na Ufam a partir do dia 10 de janeiro de 2022.

Confira os ofícios:

Anexo 1