Buscar
  • Ascom Sintesam

FASUBRA DIVULGA RESULTADO DE CONSULTA ÀS BASES SOBRE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO


Foto: Reprodução/Fasubra

Conforme deliberação da Plenária Nacional da Fasubra realizada nos dias 14 e 15 de setembro, em Brasília-DF, foi aprovada uma consulta às entidades de base, sobre a organização de uma greve por tempo indeterminado e fortalecimento da campanha ‘Fora, Bolsonaro e Mourão’.

Para além disso, foi aprovada na Plenária Nacional a adesão à Greve de 48 Horas da Educação, que teve participação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), conforme aprovação em Assembleia Geral do sindicato. O prazo para as entidades enviarem os resultados da consulta terminou no dia 04/10. Confira a avaliação da Fasubra após o balanço da Greve de 48 Horas e das consultas realizadas:

“A categoria participou efetivamente, nos dias 2 e 3 de outubro, da Greve de 48 Horas. Chegamos nesse processo de mobilização com o nível de organização que culminou na paralisação da categoria em todo o país, com adesão em torno de 80%. Só com muita unidade de ação é que iremos conseguir derrotar a política fascista do governo Bolsonaro. Orientamos as nossas entidades filiadas a continuarem fortalecendo a nossa organização, participando efetivamente das atividades deliberadas em Plenária.

Um outro elemento nesta conjunta foi a realização de assembleias da base da categoria, atendendo à solicitação aprovada em Plenária para consulta de indicação de greve por tempo indeterminado.

A consulta à base é sempre uma saída importante de organização, o resultado mostra o amadurecimento da categoria, que de forma democrática expressou sua opinião, e chegou à seguinte posição: 6 entidades se posicionaram a favor da greve e 25 entidades responderam não, demonstrando a necessidade de construção e ampliação da unidade com os setores da Educação.

Do mesmo modo, o debate da campanha “Fora Bolsonaro e Mourão” foi realizado e apresentou o seguinte resultado: A favor da campanha, 13 entidades se posicionaram de forma favorável e 16 entidades de forma contrária à campanha.

Para nós, da Diretoria Nacional da Fasubra, os resultados acima indicam que devemos continuar realizando os debates na nossa base para construirmos de forma efetiva a Greve Nacional da Educação. Continuamos em alerta e caminhando juntos com muitas lutas e organização”.

O Sintesam, em Assembleia realizada no dia 3/10, disse “sim” à organização da greve por tempo indeterminado, bem como aprovou adesão à campanha contra o Governo Bolsonaro e divulgação desta em documentos e materiais de comunicação do Sintesam.

Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (SINTESAM)

Rua Francisco José Furtado, nº 9, São Francisco

sintesam@gmail.com

Telefone: (92) 3663-1232

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco